Conservatória RJ

A “Cidade das Serestas”, 15 a 17 de Julho. Aproveite o ar puro e as famosas Serenatas


Album de fotos

Localidade que cresceu e prosperou durante o ciclo do café da economia brasileira, a partir do século XIX. 
O local, hoje distrito do município de Valença, foi um importante elo na produção e circulação do produto, abrigando mais de 100 fazendas que plantavam o café e o escoavam pelo antigo caminho ferroviário que vinha das Minas Gerais e ia para a Corte, no Rio de Janeiro, de onde seguia para o porto e outras cidades do país. Além das atividades econômicas ligadas à pecuária e ao turismo, Conservatória é conhecida, sobretudo, por suas manifestações musicais e de artesanato, produzidas por seus moradores. Graças a música, todas as outras atividades culturais e econômicas de Conservatória puderam se desenvolver e, até hoje, são dela dependentes. A vila respira música e, não por acaso, essa á a sua referência absoluta, como se observa já na principal via de acesso ao distrito “Rodovia Canção do Amor” – como é conhecido carinhosamente o trecho entre Ipiabas/Conservatória da BR-137, o qual é também pontuado por placas com estrofes de poemas, e cuja referência a música se consolida no nome de seus estabelecimentos comerciais, entre os quais Loja Canto Lírico, Chocolateria Serenata, Restaurante Dó-Ré-Mi, Pousada Sol Maior, Harmonia Restaurante, além da presença de placas de metais com títulos e trechos de canções nas fachadas das casas.


Imprima seu Roteiro

 

Roteiro

 

1° dia: 15 de Julho (Sexta-feira) - São Paulo/ Conservatória

Saída pela manhã em micro-ônibus de turismo com ar, sem toalete, guia acompanhante e um delicioso serviço de bordo, com destino a Conservatória, conhecida popularmente como a “Cidade dos Seresteiros, Recitais e da Poesia”. Hospedagem na Pousada Balé dos Vagalumes. Nas noites de sexta-feira, os seresteiros percorrem as ruas da cidade, com seus casarios da época do império e promovem a tradicional apresentação de serenata ao ar livre, ou “seresta”, atraindo uma grande quantidade de turistas.

2° dia: 16 de Julho (Sábado) - Conservatória

Após o café da manhã, faremos um tour em Conservatória. Almoço e Sarau histórico na Fazenda Florença. A casa sede de 1852 tem a sua arquitetura influenciada pelo estilo neoclássico francês, seu mobiliário e peças utilitárias estão muito bem preservados e são de procedência européia (Frances, portugues). Faremos uma visita guiada a casa sede e assistiremos o Sarau degusta um delicioso chá colonial e almoçaremos no restaurante do hotel (Dom João) que foi indicado pelo Guia 4 Rodas como o melhor restaurante de Conservatória. Teremos a disposição um belíssimo bufett com pratos e sobremesas variadas. Às 22H00 vamos curtir a famosa “Serenata ao Luar”, na qual os seresteiros e poetas percorrem as ruas da cidade, cantando belas Canções de Amor. Cada casa possui uma placa de metal afixada com o nome de uma canção e do seu autor.

3° dia: 17 de Julho (Domingo) - Conservatória/ São Paulo

Café da manhã, visita ao espetacular mirante da Serra da Beleza e retorno para São Paulo. Chegada prevista às 17h00. Encerra-se a nossa maravilhosa excursão, com desembarque nos mesmos locais de embarque. Até breve!

O que está incluído?

  • micro-ônibus com ar, sem toalete
  • Hospedagem na pousada Balé dos Vagalumes com café da manhã
  • City Tour em Conservatória com Almoço e Sarau histórico na Fazenda Florença
  • Guia acompanhando o grupo durante toda a viagem
  • Seguro Viagem
  • Brinde Saber Turismo de cortesia